Bom dia!
Segue mais um artigo da minha coluna sobre fotografia na revista Hoje.
abs,
Alex
Por trás das
lentes
Por Alex Hackmann1
Até
edição passada2 da revista Hoje fotografei as últimas quatros capas. Infelizmente
não pude participar da primeira, da edição zero. Para hoje, pensei em falar dos
bastidores dessas produções.
A
primeira parte de uma capa é sempre a ideia, claro, e essa talvez seja a parte
mais difícil do projeto. Uma boa escolha vai facilitar todo trabalho de criação
e execução da fotografia, desde a edição de imagem à contratação dos modelos
envolvidos e passando pela logística dos itens utilizados. Nessa etapa é
fundamental o trabalho de escolha do editor, pois ele é o conhecedor de qual
será a temática e tendência da próxima edição, podendo assim direcionar o
trabalho e pensar numa imagem que vá ilustrar a principal proposta daquela
revista. Nessa concepção, as capas da edição 2 e 3 seguiram essa lógica.
Na
segunda edição a foto da capa foi feita no final da sessão de fotos daquele dia
que envolveu a produção de moda publicada na revista. Iniciamos a tarde
fotografando na Ecoland e meu primeiro trabalho foi o de fotografar as modelos
com diversos produtos. Ali encontrei a primeira grande dificuldade que
acompanhou toda a sessão: o sol forte e alto de verão. Há o incômodo do sol e
calor para todos os envolvidos (influenciou muito as modelos crianças e é
possível ver algum incômodo nas fotos do caderno), mas a principal dificuldade foi
o excesso de luz, principalmente para àqueles que preferem utilizar aberturas
maiores, como eu. A direção, dureza da luz e o forte contraste entre luz e
sombra que projeta no próprio rosto e corpo das modelos é algo difícil de
lidar. No final da tarde tivemos alguns minutos de trégua com uma nuvem tapando
o sol o que diminui esse contraste e a foto do grupo de modelos. Com tudo
acertado foram feitas em torno de 11 imagens para se chegar a fotografia ideal.
A
execução da terceira capa foi muito parecida e utilizei o mesmo equipamento:
DLSR + lente 85mm. Foi durante uma tarde que intercalou o sol e a chuva de
verão. Quando o editor me falou que pensava em uma imagem que retratasse o
verão para a edição desse período, lembrei-me dessa imagem que realizei durante
um aniversário infantil. Uma criança alegre, brincando na rua e olhando os
esparsos pingos de chuva me passa toda essa sensação pretendida.
A primeira e
quarta fotografia que fiz foram ideias do editor: a primeira inspirada no álbum
de um disco e a quarta numa vertente fotográfica divulgada em meios
eletrônicos. A primeira foi preciso conseguir com uma loja um móvel e a TV para
a foto. Metades dos modelos já haviam sido contatados e outra metade foi
convidada na hora. Acertado detalhes de lugar e composições, foram feitas uma
série de fotos variando as pessoas de lugar. Nessas fotos, a posição do sol
também dificultou e a profundidade de campo foi a maior preocupação: as pessoas
em primeiro plano e a prefeitura em segundo deveriam estar em foco. Aqui
fotografar em grande angular resolveu esse problema e coube a edição “ligar” a
TV com as imagens mostradas.
A
última fotografia, capa da edição anterior, passou pela mesma dificuldade:
posição do sol e principalmente a profundidade de campo. Com uma DSLR, diria
que é impossível fazer uma foto focando minha mão que segurava a foto a uns
60cm de distância da câmera e a prefeitura e praça no fundo. Nesse caso não
havia como focar os dois e a solução encontrada foi fazer duas fotos da mesma
cena rapidamente: uma focando em cada parte. A edição fez a junção das duas e
aparei a borda direita da fotografia.
Como
se vê, a logística de todos e tudo envolvido é determinante para o sucesso da
fotografia, assim como o trabalho do fotógrafo em superar as dificuldades
técnicas que se apresentam. O conhecimento técnico nessa hora é de extrema
importância.
1Alex Hackmann é
psicólogo e fotógrafo profissional. Ministra o Curso de Fotografia - Saindo do
Automático - nas Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, RS. Dúvidas,
sugestões e críticas: aghackmann@yahoo.com.br
2 Agora penúltima
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