quarta-feira, janeiro 09, 2013

Sugestão de compra de câmera

2 comments
Bom dia!



Pensando na complicada tarefa e frequente pedido de alunos, futuros alunos, amigos, parentes e todas as pessoas que vão pensar em comprar uma câmera fotográfica mais cedo ou mais tarde, faço hoje esse post, então.

É uma tarefa bem complicada de se fazer, já que temos diferentes modelos com qualidade e funções muito parecidas (se não iguais) com distintos preços.

Lembro que a escolha ideal é sempre a pessoal. Na maioria das vezes essa é a escolha mais difícil, pois falta o conhecimento necessário ao futuro fotógrafo (ou aquele iniciante entusiasta). Para isso é importante ter claro o que se quer fotografar junto com alguma conhecimento técnico fundamental (por exemplo, considero os MPs - megapixels- algo irrelevante nesse momento). É por isso que meu curso fundamental de fotografia é tão procurado e muitas pessoas o acabam fazendo para ajudar nessa compra.

Numa tentativa de melhor ajudar todos, recomendo a leitura de dois artigos que escrevi para a revista Hoje.

 Os dois artigos falam sobre a escolha da câmera questionando as necessidades do fotógrafo, investimento, classes de câmeras, etc. Para acessá-los, basta clicar nos títulos abaixo:

- Qual câmera eu compro?

- Minha câmera é boa?

Com a  leitura dos dois textos, creio tirar muitas dúvidas e direcionar a escolha.
Nesse sentido, aqui abaixo também vai modelos de câmeras que eu acho interessante.

Todas elas tem o modo Manual, pois para aprendizagem e controle total da foto, acho importante. E eu não vivo sem o modo M (manual) e A (ou Av - prioridade de abertura).

Se você tiver alguma sugestão de modelo de câmera ou para o(s) texto(s), agradeço sua opinião nos comentários abaixo.

Um site muito interessante que vai ajudá-lo a refinar a busca de câmera por opções/opcionais, tendo o lado negativo, para maioria das pessoas, de ser em inglês: snapsort.com

abs,
Alex Hackmann

CÂMERAS QUE EU COMPRARIA

Compactas:

Nikon Coolpix P510
Canon Powershot SX170 IS
Canon Powershot S200 ou S120
 Panasonic Lumix DMC-FZ200
Fuji FinePix S4800
Samsung Smart WB850F
Canon Powershot G1X 
Canon Powershot G16 (começei/aprendi a fotografar com a antecessora dessa)

DSLRs:

Nikon Reflex D-SLR D3100 (ou D3200)
Canon EOS T3i (T4i ou T5i
Sony Alpha SLT-A37K
Sony SLT-A57
 


Esses são modelos que chegaram até mim, que eu usei, algum aluno possuía ou me perguntaram. Gostaria muito de poder usar e testar esses modelos, mas só consegui com alguns.

abs,
Alex Hackmann

2 comentários:

Criatura disse...

Para quem quer qualidade de imagem em um formato compacto eu acrescentaria nessa lista ainda a Canon EOS M, que na minha modesta opinião é a melhor câmera compacta em termos de recursos, porém o preço se equipara a câmeras DSLR amadoras.

Alex Hackmann disse...

Criatura!

É uma câmera interessante. A Canon EOS-M é da série "Mirrorless" da marca.

A série "mirrorless" se equivalem as câmeras DSLR em termos de qualidade e preço também.

A maior diferença é que os fabricantes retiraram o espelho que era tradicional nas DSLRs fazendo com que a imagem, ao invés de ser rebatira pelo espelho/pentaprisma/viewfinder vá diretamente para o sensor e esse gera a imagem no LCD. Isso retira o lag que há do movimento mecânico do espelho e possibiltou que as câmeras pudessem ficar menor, com corpo de compacta e qualidade DSLR.

O ponto negativo é que ainda o processo mecânico de visualização da imagem é melhos quando refletida, pois ainda os LCDs não tem a mesma definição e sobre sob itensa luz (como na rua ao sol). Além do preço, como já citado.

abs,
Alex